Pelo seu Twitter, o Nacional do Uruguai informou na tarde desta terça-feira, que irá auxiliar o ex-goleiro Manga, de 82 anos, que enfrenta um sério problema renal. Além do auxílio médico, o tricolor uruguaio informou que pagará um pensão a Manga em retribuição a contribuição dada pelo ex-atleta a história do clube.

O pernambucano Manga foi o maior goleiro da história do Botafogo. Atuou no Glorioso de 1959 a 1968. Disputou a Copa do Mundo de 1966, na Inglaterra, como titular. Manga costumava dizer antes dos jogos contra o Flamengo, que “o bicho era certo”  tendo em vista, tamanha a certeza que o Botafogo venceria o jogo.

Manga chegou ao Nacional do Uruguai em 1968, onde foi várias vezes campeão nacional e uma vez campeão da Taça Libertadores da América e do Mundial, em 1971. No tricolor uruguaio, Manga chegou a ficar 339 minutos sem tomar um gol.

Haílton Corrêa de Arruda #Manga chega ao Uruguai em horas no meio de um delicado prontuário de saúde. Ele escolheu o Uruguai por seu amor pela # Nacional e pela solidariedade dos fãs que até abriram sua casa para recebê-lo. Sua camisa e suas xícaras mais preciosas são exibidas hoje em sua homenagem

Desde a #Nacional, os procedimentos já começaram para que o #Manga tenha uma graciosa pensão por sua enorme contribuição para a história do Tricolor e a do futebol uruguaio. Isso, além de outras ações concretas para ajudar um ídolo que joga o jogo mais difícil de sua vida

Manga marcou época no Botafogo — Foto: Bernardo Eyng

Foto: Bernardo Eyng

Manga estava morando no Equador desde o início da década de 1980, o ex-goleiro está com o seu estado de saúde bastante debilitado. Ele tem sérios problemas renais, agravados por uma anemia aguda.

No ínicio deste mês, o Barcelona de Guayaquil, clube onde Manga encerrou sua carreira, já havia anunciado ajuda através de sua fundação.

Segundo informações do site Glopoespotes, o Botafogo informoi que iria ajudar, mas ainda não definiu de que forma. Ainda segundo o site, o clube está em contato com a família.