Até aqui a rodada do Campeonato Brasileiro tem sido perfeita para o Botafogo. Graças ao empate do Athlético-PR e as derrotas de São Paulo e América-MG, a equipe comandada por Luís Castro entrará no G8 da competição, caso derrote o Santos na noite desta quinta-feira
E mais, conforme for o resultado do Atlético-MG, que joga no mesmo horário contra o Cuiabá, o Glorioso poderá ter chances reais de pegar até uma vaga direta para a Copa Libertadores da América dependendo de si próprio.
Hoje, a última vaga para a fase de grupos pertence ao Athlético-PR, que tem 55 pontos. Logo atrás em 7º, vem o América-MG com 52 pontos, seguido do Galo em 8º com os mesmo 52 do Coelho. Se vencer o Santos, o Botafogo já tem a certeza de que ultrapassará o América e se aproximará do Rubro-negro de Curitiba ficando só a dois pontos de diferença.
Se porventura, o Atlético-MG não vencer o Cuiabá e o Botafogo triunfar sobre o Santos em jogos que acontecerão no mesmo horário, o Glorioso ascenderá a 7º colocação e com uma viagem marcada para o próximo domingo enfrentar o Athlético-PR, com apenas dois pontos de distância, para decidir na Arena Baixada uma vaga direta na Copa Libertadores de 2023.
Para que isso aconteça, Luís Castro e todo o elenco alvinegro precisarão exorcizar o fantasma que tem sido o estádio Nilton Santos. Nesta temporada, o Botafogo possui um aproveitamento maior apenas que os de Juventude e Ceará, rebaixados para a segunda divisão.
Esperançosos por uma virada de chave, mais de 25 mil torcedores alvinegros já garantiram vaga na partida de forma antecipada e prometem uma grande festa nas arquibancadas em busca do objetivo sonhado..