Após a derrota por 3 a 0 contra a equipe do Grêmio, o Botafogo terminou a 28° rodada a 4 pontos do primeiro colocado da zona do rebaixamento. Deixando o clube em situação delicada para a sequência do campeonato e jogando uma pressão enorme para o próximo jogo da equipe. Que enfrentará o Cruzeiro. Primeiro time do Z4. Uma vitória, faria o Glorioso abrir 7 pontos da zona. Já uma derrota, deixaria a 1 ponto com apenas 9 jogos restando para o fim do campeonato. O que torna o confronto de quinta-feira uma decisão para o Botafogo.

Na sequência, o Botafogo enfrentará Santos fora e o Flamengo em casa. Até então um briga por vaga direta para a Libertadores e o outro pelo título. Passando essa que deve ser a semana mais difícil para o clube, virá outro confronto direto de suma importância contra o Avaí no estádio Nilton Santos.

Saindo do confronto contra o Avaí, o Botafogo ira a Curitiba enfrentar o Athlético Paranaense, que apesar de não ter mais ambições na competição, tem complicado a vida dos clubes que o enfrentam e depois recebe em casa o Corinthians que também tem ambições de alcançar o G4 e deve fazer um jogo duro.

Chegando na 35° rodada o Botafogo vai a Chapecó enfrentar a Chape que se manter a média de pontuação dos últimos jogos, já estará rebaixada a essa altura. A equipe catarinense provavelmente, será o primeiro time a confirmar o seu rebaixamento para a série B. Porém, longe de ser um jogo simples, lembrando do empate em 0 a 0 que as equipes protagonizaram no 1° turno.

Depois o glorioso volta ao Nilton Santos seguindo para minas para mais uma vez, enfrentar dois possíveis candidatos a disputa no G4 diante a equipe do Internacional e posteriormente o Atlético Mineiro. O segundo porém, tem mais chances de nessa altura do campeonato também não estar almejando mais nada.

Na última rodada, o Botafogo recebe em casa o que pode ser um jogo de vida ou morte contra o Ceará. Que no momento, vive realidade parecida fazendo contas para permanecer na série A.

Os matemáticos dão em média 6% de chances de rebaixamento para o glorioso. Em uma conta simples, dos 30 pontos em disputa, o Botafogo precisaria fazer 12 para não correr nenhum tipo de risco. Até então depende apenas de si próprio para permanecer na elite da série A.