Pela falta de recursos o Botafogo nos últimos anos tem dado espaço por várias vezes a jovens treinadores. Muitos deles, após anos de vivência e formação dentro do clube como é o caso de Eduardo Barroca e Felipe Conceição que hoje, faltando 3 rodadas para o fim da série B, fazem sucesso em seus times e brigam um contra o outro pelo acesso a série A de 2020.

O Atlético Goianiense de Eduardo Barroca é o 4° colocado com 57 ponto e tem na cola em 5° lugar com 55 pontos, o América MG de Felipe Conceição.

Barroca deixou o Botafogo no dia 6 de outubro após derrota para o Fluminense e assumiu o dragão goiano 8 dias depois, no dia 14 de outubro. De lá pra cá foram 3 empates, 2 vitórias e apenas uma derrota. Os resultados são considerados satisfatórios para o primeiro mês de trabalho e o seu estilo de jogo característico com a posse de bola, é bastante elogiado e considerado uma grande evolução do time no ano.

Já Felipe Conceição possui um trabalho mais consolidado. O treinador que ficou marcado no Botafogo pelo péssimo início de 2018 que culminou em uma eliminação para a Aparecidense havia voltado a exercer funções como auxiliar e após início ruim do coelho que figurou por várias rodadas na zona de rebaixamento. Assumiu primeiro como interino e pelos bons resultados foi efetivado. O time protagonizou uma grande arrancada que desde então figura na briga pelo acesso a série A.

Não é a primeira vez que os dois treinadores ficam frente a frente em uma disputa. Quando Jair Ventura o Botafogo o clube em 2017, ambos eram os cotados para assumir a vaga. Na época, Felipe Tigrão por ter tido uma nota maior nos cursos de treinadores da CBF ganhou a disputa e comandou o alvinegro naquele início de ano.