Com quase todos os potes definidos, o Botafogo já consegue ter uma ideia de qual pode ser o seu grupo na Copa Sul-Americana. Restando apenas definir alguns times do pote 4, que serão aqueles que forem eliminados da pré-libertadores, pelo regulamento o torcedor já consegue enxergar claramente as probabilidades.
O sorteio, marcado para o dia 27 de março, contará com todas as equipes dividas em quatro potes sendo sorteado um de cada para a formação dos oito grupos. Um ponto importante é que, pelo regulamento, times do mesmo país não podem estar no mesmo grupo, a não ser que saia do pote 4 por conta de ter sido eliminado na pré-libertadores. Assim, na primeira fase o Botafogo não poderá enfrentar São Paulo, Santos, Bragantino, América-MG e Goiás. Sendo assim, restam as seguintes possibilidades:
Pote 1:
Peñarol, LDU, Estudiantes, Emelec, San Lorenzo ou Independiente Santa Fé.
Pote 3:
Oriente Petrolero (BOL), Estudiantes de Mérida (VEN), Danubio (URU), Tigre (ARG), Blooming (BOL) ou Universidad César Vallejo (PER)
Pote 4:
Pote 4, Audax Italiano (CHI), Gimnasia La Plata (ARG), Academia Puerto Cabello (VEN), Tacuary (PAR) ou um dos quatro oriundos da desclassificação na “pré-Libertadores”.
Reforçando, de cada pote, sairá um adversário do Botafogo. Por estar no pote 2, o Glorioso automaticamente não poderá enfrentar nenhuma equipe “companheira” de pote.