Clube empresa, S.A., LTDA., SAD, SAF, Gestão profissional… Muitos termos… Distintos um do outro. Não são sinônimos.

Melhor abordar em partes…

Há “n” taxonomias conceituando de modo diferente o que seria Gestão profissional. Gosto mais da que se define pela profissionalização dos cargos do Executivo, sem amadores nomeados. A concessão poderia ser (ou não), para os eleitos (apenas o Presidente e o Vice Geral).

Neste caso, simplesmente ter pessoas remuneradas no Executivo não constituiria uma Gestão profissional, caso subordinados a amadores nomeados para o chamado Conselho Diretor, como temos hoje no BFR.

Temos 4 níveis hierárquicos amadores (Presidente e VP Geral eleitos, VP’s nomeados, Assessores idem e Diretores também) até chegarmos aos profissionais, os Gerentes e Coordenadores, em 5° e 6° níveis.

O Modelo vigente, no contexto dessa taxonomia, não seria, portanto, profissional. Seria um hibrido, prevalecendo o amadorismo.

Somos uma entidade privada sem fins licrativos, um clube social e esportivo, tendo o futebol e o remo como estatutários.

Temos um Conselho Deliberativo de 214 membros, sendo 140 da Chapa Eleita, 10% adicionais (14) da oposição, compondo 154 do denominado Corpo Transitório. A estes, se somam 60 Conselheiros do Corpo Permanente, constituído por Beneméritos e Grandes Beneméritos.

Trabalhamos no sistema de Caixa Unico, para Receitas e Despesas. E temos uma empresa, a CIA. BOTAFOGO, com 99% do clube e 1% estatutário, em nome de alguém definido pelo Presidente eleito.

Este é o nosso retrato presente.

Trabalhamos no sistema de Caixa único, para Receitas e Despesas. E temos uma empresa, a CIA. BOTAFOGO, com 99% do clube e 1% estatutário, em nome de alguém definido pelo Presidente eleito.

Este é o nosso retrato presente.

Autor do texto, Ronaldo Chataignier  participa do Grupo de estudos Botafogo Futebol Empresa.

  • Ronaldo Chataignier é  Doutor em Gestão, mestre em Administração Pública, MBA em Administração  Esportiva, pós graduado em Planejamento e Finanças, especialista em Marketing e graduado em Administração de Empresas.