Os três grandes estão “costeando o alambrado” do descenso

Encerrada a 17ª rodada do Brasileiro, é clara a ameaça de que pelo menos um dos grandes clubes do País possa ser rebaixado ao fim da competição. Pelo desempenho nas últimas partidas, a falta de qualidade no elenco e a instabilidade na comissão técnica, acrescida de disputas políticas internas, Corinthians, Vasco e Botafogo devem acionar o sinal de alerta.

O time paulista está em 16º, na fronteira do Z-4, com 18 pontos, apenas dois a mais que o 17º, o Athletico-PR. Mesmo com a chegada do técnico Vagner Mancini, o time não subiu de produção. No fim de semana, perdeu para o Flamengo por 5 a 1 e ainda assim saiu no lucro. Se o Rubro-Negro mantivesse o ritmo na segunda metade da etapa final, o placar seria bem mais elástico.

O Vasco também tem 18 pontos (em 15º) e acaba de contratar o técnico português Ricardo Sá Pinto. A aposta em comandantes estrangeiros está em evidência no Brasileiro. Internacional, Flamengo e Atlético-MG recorreram a eles. A questão, no caso, é que essas três equipes dispõem de jogadores mais qualificados. O Vasco, porém, carece de reforços e vem em queda livre no campeonato.

Já o Botafogo, em 14º, com 19 pontos, é o “rei do empate”. Foram dez até agora em 17 partidas. Isso significa dizer que deixou de ganhar 20 pontos nesses jogos.

A troca de técnico também foi um recurso que surtiu pouco efeito no Alvinegro. Paulo Autuori perdeu o posto para o então auxiliar Bruno Lazaroni. O time tem muitas deficiências, como no ataque, dependente de Matheus Babi – ele começou bem o Brasileiro, mas seu desempenho caiu bastante nas últimas rodadas.

Fonte: Terra