Faltam 11 dias para o final de Dezembro e o Botafogo parece ainda estar em dúvidas quanto a renovação de contrato de alguns atletas que possuem vínculo até esta data limite. Enquanto Saravia e Carlinho já foram comunicados que não estão nos planos do clube, Douglas Borges, Gatito, Joel Carli, Júnior Santos estão com as suas situações indefinidas.
Internamente, há um consenso de que Gatito permanecerá. Mas apesar do discurso positivo das partes já há algumas semanas, oficialmente nada foi divulgado. Quem também permanecerá defendendo as metas do estádio Nilton Santos, é Igo Gabriel. Formado nas categorias de base do clube, o jogador possui uma renovação automática em seu contrato e já treina com o grupo comandado por Lúcio Flávio que disputará o campeonato carioca.
Já o caso de Joel Carli parece estar no meio do caminho sendo o mais incerto da lista. O desejo do Botafogo, é assinar com o jogador até o final do carioca e oferecer um contrato de diretor após o término do vínculo. Dependendo do que planeja o argentino, a diretoria estaria disposta até a aceitar em uma negociação a extensão de Carli como jogador até o fim do ano. Mas, até o momento, a conversa entre as partes parece estar em “banho maria”, apesar da vontade mútua de permanência.
Destes citados, Júnior Santos é o que tem a situação de permanência mais improvável. Apesar de ser um jogador querido pelo técnico Luís Castro, o Sanfrecce Hiroshima, time a qual pertence no Japão, negou todas as investidas do Botafogo pela renovação de empréstimo e só aceita fazer negócio com o pagamento da multa contratual no valor de 4 milhões de euros (R$ 22,4 milhões, na cotação atual).. Apesar de entender que Júnior Santos é um atleta que pode agregar ao grupo em 2023, a diretoria de futebol já bateu o martelo que com estas cifras não haverá negócio.