Você sabe como surgiu o “fair play” no futebol? – Resenha Alvinegra

Fair play. A expressão, em inglês, significa jogo justo, e faz parte do vocabulário de qualquer boleiro. Mas você sabe como surgiu o fair play?

De acordo com pesquisadores, a primeira atitude considerada fair play aconteceu no clássico mais antigo do futebol brasileiro, um Botafogo e Fluminense, pelo torneio Rio-São Paulo. No dia 27 de março de 1960, Pinheiro, do Fluminense, disputava uma bola com Quarentinha, quando sentiu a perna e caiu. Quem ficou com a sobra foi Garrincha, que tinha a chance de invadir a área e fazer o gol. Mas ele preferiu jogar a bola para fora, para o adversário ser atendido.

A cena chamou a atenção de todos os torcedores, e ganhou destaque na crônica de Mário Filho, no Jornal dos Sports. O jornalista elegeu Garrincha o jogador mais leal do Brasil. O lance também foi citado numa biografia de Mané, do escritor Ruy Castro, que conta o resto da história:

“O Altair ia cobrar um lateral para o Fluminense, mas ele sentiu que aquela não era uma bola do Fluminense, era do Botafogo, porque oGarrincha tinha jogado de propósito para a lateral. Então, o Altair deu um jeito de perder aquela bola, e ali certamente se criou o fair play no futebol. É uma coisa maravilhosa que ficamos devendo a um Botafogo e Fluminense”. 

O jogo do primeiro fair play terminou empatado, 2 a 2. A atitude deGarrincha viraria quase uma regra no futebol. Quando o fair play não é aplicado, é confusão na certa. Pelo Brasileiro de 2011, numa partida entre Flamengo e Palmeiras, Kleber Gladiador em vez de devolver a bola dada de graça pelo adversário para atendimento de um jogador, partiu em direção ao gol. O lance provocou a ira dos rubro-negros.

Resultado de imagem para garrincha fluminense

Em 2012, pela Liga dos Campeões da Europa, o brasileiro Luís Adriano, do Shakhtar Donetsk, acabou no tribunal por não respeitar o fair play. Durante o jogo contra o Nordsjanelland, da Dinamarca, o atacante aproveitou um chutão do companheiro, que devolvia a bola num lance de fair play, e fez o gol. Ele acabou suspenso por uma partida e teve que prestar serviço comunitário por decisão da Uefa.

Respeitar o adversário é princípio básico de qualquer esporte. Um ensinamento passado por um dos maiores craques da história. Mais uma herança que Mané Garrincha deixou para o futebol.

Conteúdo de Paixão Futebol

 

Clique AQUI e garanta sua camisa oficial do Glorioso

1080x1080

Categorias: História do Clube

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *