O Botafogo está mais perto do que nunca do mata-mata do NBB. Depois de vencer o Joinville em confronto direto, o Glorioso bateu nesta quinta-feira (08), por 76 a 67, o Caxias do Sul, jogando em casa. A partida foi um massacre do Alvinegro até o intervalo, quando levou para o vestiário quase 30 pontos de vantagem. No último período, o Caxias reagiu e fez 29 a 9 na parcial. No entanto, não foi o suficiente para reverter o placar, que terminou favorável aos cariocas.

No jogo, o Botafogo contou com apresentações inspiradas de Jamaal e Tatum, com 21 e 18 pontos cada. Também foi destaque Coimbra. O pivô alvinegro enterrou duas vezes, deu toco, fez oito pontos e ainda pegou 12 rebotes. Pelo lado do Caxias, quem mais pontuou foi Cauê, cestinha da partida com 27.

Até aqui, a campanha do Botafogo é de sete vitórias em 25 jogos, o que dá um aproveitamento de 28%. Como o Joinville perdeu para o Vasco na noite desta quinta, o Glorioso, 12º colocado, só será ultrapassado caso a equipe catarinense vença seus dois duelos restantes na fase de classificação no NBB. Por sua vez, o Caxias fica com 14 triunfos em 26 partidas, somando 53% de resultados positivos.

Na sequência do NBB, o Botafogo tem clássico contra o Flamengo. A partida será realizada na Arena Carioca 1, na próxima segunda-feira (11), às 19h (de Brasília). O jogo terá mando do Glorioso, portanto somente os botafoguenses terão acesso às arquibancadas. Já o Caxias do Sul fica um tempo fora das quadras e só volta a atuar no dia 25, contra Campo Mourão, fora de casa.

O Jogo

Quem matou a primeira bola do jogo foi o Caxias, mas o início da partida foi totalmente favorável ao Botafogo. A equipe da casa começou muito bem na defesa, roubando bolas e acertando arremessos para três pontos. Dessa maneira, abriu a vantagem de 11 a 3. A partir deste momento as equipes passaram a trocar pontos, e o clube visitante chegou a encostar no placar. Contudo, faltando seis segundos para o fim do período, Jamaal matou bola de 3 e o Caxias perdeu a posse logo na saída do fundo da quadra. Com dois segundos para trabalhar a última bola, Coimbra conseguiu bandeja, e o Glorioso fechou o primeiro quarto em 22 a 12.

O segundo período da partida seguiu da mesma maneira. Enquanto a equipe do Caxias parecia desligada, o Glorioso estava ligado em alta voltagem. Jogando junto com a torcida, o Botafogo abriu 17 pontos de vantagem: 31 a 14. Nem a própria equipe visitante sabia explicar o que estava acontecendo em quadra. Com todo o elenco funcionando bem, além da performance inspirada de Fabrício, o Botafogo fechou a parcial em 23 a 6 e foi para o intervalo vencendo por 45 a 18.

No terceiro quarto, a partida começou mais equilibrada. As defesas estavam tendo vantagem sobre os ataques. Com três minutos jogados, a parcial era de apenas 3 a 2 para o Caxias do Sul. Contudo, os pivôs de ambas as equipes não quiseram deixar o jogo ficar feio. Coimbra deu linda enterrada e levantou a torcida. Na sequência, Paranhos respondeu na mesma moeda. O tempo foi passando, e os times trocavam pontos, o que era bom para o Glorioso, que mantia sua larga vantagem. Nesse cenário, o Botafogo foi para o último período vencendo por 67 a 38.

Quando já era muito tarde, o Caxias ainda tentou reagir no jogo. No quarto final, a equipe catarinense abriu uma corrida de 16 a 2, o que deixou a torcida alvinegra um tanto assustada no ginásio. O time visitante ainda tirou a diferença para apenas nove pontos, mas no último minuto o Glorioso segurou a vantagem e confirmou a vitória por 76 a 67.

Globoesportes