Às vésperas das eleições o Botafogo enfrenta mais um problema relacionado com o pleito do próximo dia 24, quando os sócios proprietários irão às urnas do Clube para eleger a nova diretoria para o mandato 2021/24. O Conselho Deliberativo do Clube, através do seu presidente, Sr. Edson  Alves Júnior entrou com uma denúncia de fraude relacionada a Chapa Verde liderada pelo Sr. Walmer Machado.

ENTENDA O CASO.

Inicialmente foram inscritas 3 chapas, assim configuradas; Chapa Preta e Branca liderada por Durcesio Mello, Chapa Ouro liderada por Alessandro Leite e a Chapa Verde liderada por Walmer Machado. Entre outras exigências para concorrer às eleições no Botafogo, há um prazo para inscrição das chapas e a mesma deve contemplar um número mínimo de inscritos.

Na ocasião, o candidato Walmer Machado da Chapa Verde apresentou, entre os inscritos, alguns nomes de sócios falecidos e inadimplentes, provavelmente para conseguir cumprir o quórum mínimo exigido.

Com isso, há duas semanas atrás, os outros candidatos – Durcesio Mello Chapa da Preta e Branca e Alessandro Leite da Chapa Ouro – entraram com uma ação na Junta Eleitoral do Botafogo com objetivo de impugnar a candidatura de Walmer Machado.

Acontece que ainda dentro do prazo legal, Walmer conseguiu retirar os nomes que apareciam em desacordo com as determinações e substituí-los por outros que atendiam as exigências legais.

Dessa forma, a Junta Eleitoral confirmou a inscrição da referida candidatura, alegando que não caberia a ela opinar ou deliberar sobre o fato, cabendo essa avaliação ao Conselho Deliberativo do Botafogo. Assim, após análise, o Conselho Deliberativo decidiu por apresentar uma ação com vistas a impugnação da Chapa Verde, sob alegação de fraude.

Procurado pelo Resenha Alvinegra, o presidente do conselho deliberativo do clube, Edson  Alves Júnior, esclareceu e confirmou toda a situação. ” A junta eleitoral homologou todas as chapas, entendendo que não era de sua alçada definir se as denúncias configuravam fraude ou não. E ela no ofício de homologação solicita que todos os documentos referentes a denúncia fossem encaminhadas a presidência do conselho deliberativo dizendo que a decisão do que fazer era dela. Diante disso, eu como presidente, solicitei todo o material das chapas, e ao receber averiguei tudo referente aos pedidos de impugnação. Oficiei e encaminhei ao departamento jurídico do clube. Eu, como todos da mesa, fizemos isso pois entendíamos que era um caso jurídico e não só o conselho deliberativo deveria se posicionar como o clube como instituição”.

O presidente do conselho ainda confirmou ao clube que, mesmo com as denúncias sendo feitas, como a junta eleitoral decidiu por homologar a chapa verde ela ainda continua na corrida pela cadeira presidencial do Botafogo no dia 24.

Categories: Elenco