A emoção tomou conta do velório de Mendonça, realizado durante a manhã e o início da tarde deste sábado, no Estádio Nilton Santos. O ex-meio-campista morreu na última sexta-feira, após ficar dois meses internado no Hospital Albert Schweitzer e ver sua situação de saúde piorar durante a semana, depois de cair de uma estação de trem, em Bangu.

Ex-jogadores foram presenças marcantes no velório de Mendonça, que terá o corpo enterrado às 16h deste sábado, na capela 7 do Cemitério Jardim da Saudade. Walter Casagrande, Nilson Dias, Carlos Augusto, Afonsinho, Luisinho Quintanilha e Luis Cláudio foram alguns dos atletas que apareceram no Nilton Santos.

Nelson Mufarrej, presidente do Botafogo, também esteve presente no velório do corpo de Mendonça. O mandatário lamentou a perda do ex-jogador, que marcou época pelo clube de General Severiano nas décadas de 70 e 80.

– Hoje é um dia muito difícil para nós todos, principalmente para aqueles que viram o Mendonça jogar. Um grande jogador, que representou as nossas cores e nosso time. As recordações são dos gols que ele fez, os passes que ele deu, os grandes jogos. Lembranças difíceis de qualquer torcedor esquecer. Essa é a lembrança que eu levo. Ele vinha assistir a quase todos os jogos aqui no Nilton Santos, onde estamos fazendo essa homenagem. Além de jogador, ele era torcedor do Botafogo. A presença dele foi sempre muito bacana. Que ele tenha paz e que Deus o acolha – afirmou.

Nascido em 23 de maio de 1956, Mendonça foi revelado pelo Botafogo e fez sua estreia em 1975. Pelo clube de General Severiano, foram 118 gols em 342 partidas disputadas. Apesar de não ter ganho nenhum título de expressão, o meio-campista ganhou notoriedade junto à torcida pelas boas atuações e identificação com o clube, que atuou desde o 12 anos de idade.

“Eu não sou jogador do Botafogo, sou torcedor do Botafogo”: a famosa frase marcou a passagem de Mendonça no clube de General Severiano. Outro momento de destaque do meia foi em um clássico contra o Flamengo, em 1981, quando marcou um gol dando uma finta em Júnior, lateral Rubro-Negro. O Alvinegro venceu por 3 a 1 e o lance ficou conhecido por “Baila comigo”.

Além disso, atuou por Portuguesa, Santos, Palmeiras, Inter de Limeira, Bangu, Al-Sadd, Bangu, Grêmio, Inter Santa Maria, Fortaleza, Grêmio, América-RN e Barra Mansa. Mendonça morreu com 73 anos e deixou dois filhos adultos.

Matéria do site Lancenet

Categories: Elenco