Mesmo garantido na segunda fase da Copa Sul-Americana, o Botafogo irritou a torcida no empate por 1 a 1 com o Audax Italiano, do Chile, no Nilton Santos na última quarta-feira. Mas os alvinegros ao menos podem contar com uma mãozinha da sorte para escapar dos times da Libertadores na segunda fase. Com a sexta melhor campanha entre os classificados, o Alvinegro acabou beneficiado por outros resultados, e agora falta só um jogo para saber se ficará no pote 1 do sorteio.

conmebol-sudamericana

O duelo que resta para fechar a primeira fase é entre Bahia e Blooming, da Bolívia, que será só no dia 23 de maio, na Fonte Nova. No primeiro jogo, vitória dos bolivianos por 1 a 0. Se ganharem de novo ou empatarem marcando três gols, pegarão a vaga do Botafogo no pote 1. O Alvinegro precisa torcer por uma vitória do Bahia, que tenta entrar no pote 2, ou empate por no máximo 2 a 2.

Se o resultado ajudar de novo, o Botafogo terá, na teoria, um caminho menos complicado ao escapar dos times que estavam disputando a principal competição do continente. Porém, poderá pegar um brasileiro na segunda fase, uma vez que Fluminense, São Paulo, Atlético-PR e talvez até o Bahia estarão no pote 2. O sorteio será dia 4 de junho, e os confrontos, só após a Copa do Mundo.

Regulamento explica composição dos potes da 2ª fase da Sul-Americana (Foto: Reprodução)Regulamento explica composição dos potes da 2ª fase da Sul-Americana (Foto: Reprodução)

Regulamento explica composição dos potes da 2ª fase da Sul-Americana (Foto: Reprodução)

Apesar desta indefinição ainda, já é possível ter um desenho dos potes:

Pote 1:

  • 8 terceiros colocados da fase de grupos da Libertadores;
  • 2 melhores entre os eliminados na Pré-Libertadores: Jorge Wilstermann-BOL e Banfield-ARG;
  • 6 melhores da primeira fase da Sul-Americana: Colón-ARG, Sport Huancayo-PER, Cerro-URU, El Nacional-EQU, Deportes Temuco-CHI e (Botafogo ou Blooming-BOL).

Pote 2:

Atlético-PR, São Paulo, Fluminense, San Lorenzo-ARG, General Diáz-PAR, Caracas-VEN, Lanús-ARG, Deportivo Cali-COL, LDU-EUQ, Nacional-PAR, Sol de América-PAR, Deportivo Cuenca-EQU, Rampla Juniors-URU, Defensa y Justicia-ARG, Boston River-URU e (Botafogo ou Blooming-BOL ou Bahia)

Confira a campanha dos seis melhores da 1ª fase:

1 – Colón-ARG: 6 pontos / 3 de saldo / 3 gols pró / 2 gols fora;
2 – Sport Huancayo-PER: 4 pontos / 3 de saldo / 3 gols pró / 0 gols fora;
3 – Cerro-URU: 4 pontos / 2 de saldo / 2 gols pró / 0 gols fora;
4 – Deportes Temuco-CHI: 4 pontos / 2 de saldo / 3 gols pró / 1 gol fora;
5 – El Nacional-EQU: 4 pontos / 1 de saldo / 4 gols pró / 1 gol fora;
6 – Botafogo*: 4 pontos / 1 de saldo / 3 gols pró / 2 gols fora;

*O Blooming-BOL pode ainda chegar a 6 ou 4 pontos e tirar o Botafogo.

REGULAMENTO GERA CONFUSÃO

Art. 27 do regulamento da Sul-Americana parece citar critérios de desempate de jogo mata-mata (Foto: Reprodução)Art. 27 do regulamento da Sul-Americana parece citar critérios de desempate de jogo mata-mata (Foto: Reprodução)

Art. 27 do regulamento da Sul-Americana parece citar critérios de desempate de jogo mata-mata (Foto: Reprodução)

O modelo de classificação para esta segunda fase da Copa Sul-Americana é vago com relação aos critérios de desempate. No regulamento da Sul-Americana, o artigo 27, sobre desempates, traz os gols fora de casa logo após o saldo de gols entre os critérios – o que faria o Botafogo estar à frente do El Nacional-EQU, por exemplo. Porém, diz que o próximo critério em caso de persistir a igualdade será uma disputa de pênaltis (veja na imagem acima), dando a entender que são critérios de desempate durante um jogo, e não para o ranking do campeonato.

Conteúdo de Globoesportes.com